quarta-feira, 20 de maio de 2009

Biodiversidades.

Biodiversidade: PLANISFÉRIO VEGETAÇÃO




*
TUNDRA

Planície sem árvores e vegetações "rasteiras". É o bioma mais frio da Terra
.
Localizada somente no hemisfério Norte.
Na maior parte do ano, a tundra permanece congelada, completamente coberta de neve. Por isso suas plantas, basicamente líquenes (associação de fungos e algas) e algumas poucas
herbáceas, tem pouco tempo para se desenvolver, formando uma vegetação esparsa que divide o cenário com lamaçais e rochas no curto período de “verão” (época em que a temperatura sobe e varia entre -6C e -10ºC).






















*
TAIGA ou FLORESTA DE CONÍFERAS

A Taiga é um tipo de floresta tipicamente do hemisfério norte do planeta, em regiões onde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC; onde o clima é frio e com pouca humidade. Apresenta uma boa adaptação ao clima extremamente frio dessas regiões.
# Suas árvores são em formato de "cones".













* FLORESTA TEMPERADA E SUBTROPICAL

Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os pólos e trópicos da Terra de clima temperado.
Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante. No outono, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, formando um verdadeiro “tapete” de matéria orgânica. No inverno, o clima é muito frio e úmido, sempre resultando na formação de neve.



* VEGETAÇÃO MEDITERRANEA

Se desenvolve em regiões de clima mediterrâneo. É uma vegetação esparsa com características xerófilas e as formações dominantes são os maquis e garigues.

* PRADARIAS

São compostas basicamente de capim. São encontradas em regiões de clima temperado continental. Embora muito usada como pastagem, é importante pelo solo rico em matéria orgânica. Surge na Europa na Europa Central e na Rússia, nos Pampas argentinos, e nas Grandes Planícies Americanas e na Grande Bacia Australiana.






























* ESTEPES


Vegetação herbácea, constituída por tufos ou colônias de plantas afastadas umas das outras, deixando o solo parcialmente descoberto. Surge em climas semi-áridos.

Cobre regiões na Ásia Central, oeste dos Estados Unidos e Argentina.


* DESERTO

São adaptadas a falta de água, que é a situação em climas árido e semi-árido. Por isso, as espécies são xerófilas. São formados pincipalmente de areia.

Aparecem em todos os continente

s, com exceção da Europa.












*SAVANAS (BRASIL CERRADO E CAATINGA)

# Savana

A vegetação é variada, com arbustos, plantas herbáceas e gramíneas. Ocorre em regiões de clima tropical, onde existe estações bem definidas: o verão úmido e o frio seco. Aparece no Brasil, África Centro Oriental.

# Caatinga

A vegetação é xerófila, na qual predomina arbusto caducifoliado e espinhoso.

# Cerrado

Sua formação florestal é constituída por uma vegetação caducifólia. Tem uma formação adaptada ao clima tropical, com raízes profundas, casca grossa e galhos retorcidos.


















* FLORESTA TROPICAL E EQUATORIAL

É típica de climas úmidos e quentes. Surge em baixas latitudes na América, África e na Ásia. As florestas tropicais são ricas em espécies de vegetais. São fechadas e heterogênea, com uma formação vegetal higrófila e latifoliada. Nelas aparecem arvores de grande e médio porte.






















* VEGETAÇÃO DE ALTITUDE

o clima e a vegetação das áreas montanhosas variam conforme a altitude. Não apenas as temperaturas diminuem com o aumento da altitude, como também o aspecto (alinhamento da montanha em relação ao sol) afeta as condições locais, resultando em diferentes padrões de vegetação e ditando as escolhas de áreas para cultivo e povoamento.

Um comentário: